terça-feira, 17 de junho de 2014

Como surgiu a Instrumentação Cirúrgica


A instrumentação cirúrgica é um curso livre em que o profissional tem a função de ajudar o cirurgião no ato cirúrgico, que abrange desde a preparação dos instrumentos,  a instrumentação propriamente dita, auxiliar como primeiro ou demais auxiliares e em casos específicos, preparar o material na central de material (CME), em empresas de instrumentação consignada e como represente comercial.
         A instrumentação cirúrgica nasceu no Século XX, que foi o período de maior crescimento nas cirurgias e conseqüentemente do papel do instrumentador cirúrgico. Com esse crescimento tornou-se necessário profissionais mais qualificados. Surgindo assim, escolas formadoras desses profissionais. Surgindo nesta época escolas de técnicos em instrumental cirúrgicos em Nice na França, datado em 1954. Por esse motivo que grande parte dos nomes de instrumentais cirúrgicos tem origem francesa. Essas escolas tinham como objetivo preparar os profissionais para a evolução cirúrgica, isto é, tempo cirúrgico e materiais para cada especialidade, dentre outras atividades cirúrgicas. No campo da medicina, a cirurgia da forma como acontece hoje, é considerado um feito moderno, podendo dizer assim, o porquê de não existirem relatos oficiais anteriores.

2 comentários:

  1. Boa Noite, professora Adriana.
    Tenho assistido e divulgado os seus vídeos sobre instrumentação cirúrgica que tem sido de extrema ajuda no meu curso técnico de mesma área. Agradeço seu empenho.
    Gostaria de lhe pedir dois favores:
    Primeiro pedido - Informar-me a referência acadêmica sobre o histórico da instrumentação cirúrgica que consta nesta página para que eu possa citá-la no mwu TCC, que tenho apenas uma semana para a conclusão.
    Segundo pedido - As aulas sobre fios de sutura são ótimas, mas gostaria que as complementasse com o momento da cirurgia em que serão utilizados.

    Desde já muito obrigada.

    Maria Eloisa 11 971242424

    ResponderExcluir
  2. Ola,Qual a referência bibliográfica?

    ResponderExcluir