segunda-feira, 30 de junho de 2014
Bisturi Elétrico
Olá,
Como o ultimo post foi sobre lâmina e
bisturi, hoje vou falar do bisturi elétrico, que também é chamado de Cautério.
O bisturi elétrico possui três funções: eletrocoagulação (coagular),
eletrodissecção (cortar) e fulguração (coagulação superficial para remover
manchas e pequenas lesões).
Existem duas versões, a monopolar e a
bipolar.
É necessário que o cliente esteja usando
uma placa dispersiva que pode ser descartável ou de metal. A placa recebe os
elétrons que percorreram o corpo do cliente, assim não ocorre nenhuma
queimadura.
Para o uso do bisturi elétrico alguns
cuidados devem ser observados, o cliente não pode estar com cabelos molhados,
nem, portanto nenhum objeto de metal no corpo, também não pode encostar-se à
parte de metal da mesa, no caso de procedimentos ambulatoriais o cliente não
pode estar com roupa íntima que contenha nylon na composição.
O bisturi elétrico é utilizado em
praticamente todos os procedimentos.
Ah! e quando o instrumentador for realizar
o curativo o bisturi elétrico deve estar desligado, pois há risco de
queimadura no cliente.
sexta-feira, 20 de junho de 2014
Bisturi (cabos e lâminas)
Olá pessoal, hoje vou falar sobre cabos e lâminas de bisturi. Podem ser descartáveis, onde já vem montados, o que facilita nosso trabalho e não precisa desmontar ao desprezar. Já os que são reutilizáveis (estou falando do cabo somente, pois a lâmina é descartável), devem ser montados na técnica para que não ocorra nenhum acidente. É necessário montar com um porta agulha (sem wídea) a lâmina no cabo.
Os mais utilizados são os cabo de n º 3 e 4, já as lâminas as mais utilizadas são as de nº 11, 15, 22 e 24.
Assinar:
Postagens (Atom)
