quarta-feira, 1 de julho de 2015
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Código Brasileiro de Ocupações (CBO)
O Código Brasileiro de Ocupações tem a finalidade de identificar as ocupações do mercado de trabalho.
Pesquisem no site da CBO que tem outras informações para nós instrumentadores.
Código CBO IC: 3222-25 de
09/10/2002
Até a próxima
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Negligência e Imperícia
Bom Dia
Com frequência a mídia divulga relatos de negligência e imperícia dos profissionais da saúde.
Nós, profissionais de IC devemos ter conhecimento da gravidade que uma negligência e/ou imperícia pode causar ao cliente, e danos irreparáveis.
Mas qual a diferença entre negligência e imperícia? Na negligência, o profissional sabe que está fazendo algo errado, e mesmo assim continua a fazer. Ex: O cirurgião está suturando a Aponeurose e ele não confere as compressas cirúrgicas, ou o cirurgião solicitou um Dreno que contém talco (que se não lavado com soro fisiológico, poderá causar uma Aderência ou uma Peritonite) e ele não lava o dreno, mas existe inúmeras outras situações.
Na imperícia, o profissional está realizando uma atividade a qual ele não possui competência técnica. Ex: Fazer uma tala gessada (a não ser que ele tenha o curso de Imobilização Ortopédica) ou um determinado Tampão.
Devemos a cada dia ter consciência da responsabilidade que é atuar como IC, na certeza de que o cliente se recupere e não tenha prejuízos desnecessários.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Curativo Cirúrgico
Feliz 2015 a todos (com um pouquinho de atraso, mas ainda está valendo né)
Hoje o assunto é Curativo Cirúrgico
Existem vários tipos de Curativos, é um assunto bem extenso, mas vou abordar os principais utilizados em cirurgia.
É atribuição do IC realizar o curativo. Deve-se manter a técnica asséptica até o término do curativo. O IC não pode realizar tampão e curativos com gesso, nesse caso, somente fornecer auxílio.
Utilizar somente Soro Fisiológico 0,9 % na limpeza da ferida operatória. Produtos como água oxigenada, tintura de benjoim, éter e outros, não devem ser utilizados.
Se atentar quanto a classificação da ferida operatório, se é limpa, potencialmente contaminada, contaminada ou infectada. Sempre do limpo para o sujo.
Características de um curativo ideal: promover hemostasia, manter ventilação, absorver exudato, proteger contra traumas e infecção.
Tipos de curativos: Oclusivo, compressivo, em picos, ponto falso, expansivo, tampão, tala gessada, enfaixamento, proctológico, dentre outros.
Material utilizado: gaze, zobec, curativos prontos, micropore, esparadrapo, tensoplast, atadura de crepe, atadura gessada, malha tubular, etc.
Sempre conferir com o cirurgião quando for necessário o uso de pomadas e outros medicamentos.
Assinar:
Postagens (Atom)